Normas Técnicas
NBR 5590
Tubos de condução nos graus A e B, com composição química e propriedades mecânicas definidas, sendo o de grau A apto a ser dobrado, flangeado e serpentinado e o grau B podendo sofrer dobramento e flageamento limitados.
São fornecidos normalmente nas Série 40 e Série 80.
Pode ser fornecido com extremidades lisas, chanfradas (biseladas) ou com rosca (com ou sem luva).
DIN 2440
Tubos de condução sem matéria prima especificada, para pressões de no máximo 25Kgf/cm² para líquidos e 10 Kgf/cm² para ar e gazes não perigosos. Podem ser fornecidos com extremidades lisas, chanfradas ou com rosca (com ou sem luva).
Esta norma é praticamente igual a norma brasileira NBR 5580 Classe M.
ASTM A-53
Tubos de condução nos graus A e B, com composição química e propriedades mecânicas definidas, sendo o de grau A apto a se dobrado, flangeado e serpentinado e o grau B podendo sofrer dobramento e flangeamento limitados.
São fornecidos normalmente nos SCHEDULES.
Pode ser fornecido com extremidades lisas, chanfradas ou com rosca (com ou sem luva).
Esta norma é praticamente igual a norma brasileira NBR 5590.
ASTM A-106
Tubos de condução nos graus A e B, com composição química e propriedades mecânicas definidas, sendo o de grau A apto a se dobrado, flangeado e serpentinado e o grau B podendo sofrer dobramento e flangeamento limitados. São fornecidos normalmente nos SCHEDULES. Aplicado em altas temperaturas.
ASTM A-178
Tubos para caldeiras, superaquecedores e vasos de pressão, em vários graus de matéria prima. Os requisitos de propriedades mecânicas não se aplicam a tubos de diâmetro interno menor que 3,2mm e espessura de parede menor que 0,4mm.
API 5 L
Tubos para condução de fluidos em refinaria de petróleo, transporte de derivados de petróleo, gás natural ou outros gazes. Podem ser fornecidos em vários graus de aço.